Sistem Agrícola

  • Irrigação por Gotejamento

  • Irrigação por Aspersores

O sistema ágricola é acompanhado de importantes ferramentas de irrigação sendo: gotejamento, aspersão, microaspersão e pivô central.

Gotejamento- É uma das formas mais viáveis de irrigação, com a redução do custo do sistema nos últimos anos.

A viabilidade econômica, todavia, está condicionada a um manejo racional da água de irrigação e da fertirrigação.As vantagens são:

  1. Maior produtividade: 20-40% de incremento de produtividade (110-140 t/ha).
  2. Menor gasto de água: por não molhar toda a superfície do solo e apresentar maior eficiência de irrigação, utiliza até 30% a menos de água.
  3. Menor incidência de doenças foliares: por não molhar a folhagem e os frutos, favorece menor incidência de doenças da parte aérea, e perdas na produção e qualidade de frutos.
  4. Maior flexibilidade no uso da fertirrigação: os fertilizantes são aplicados via água, junto às raízes das plantas, em regime de alta freqüência conforme as necessidades das plantas.

Aspersão-Um sistema de irrigação por aspersão é muito parecido com o aspersorusado para irrigar grama – o princípio básico é o mesmo. 

A água é bombeada sob pressão e espalhada nas plantas pelos pequenos orifícios achatados.Eles podem ser montados em uma rede suspensa de canos de alumínio ou mesmo montados simplesmente na parte superior de uma estaca. Sistemas de aspersão são particularmente úteis para cobrir grandes áreas de terreno, e alguns podem até mesmo ser desmontados e transportados a diferentes campos sem muito esforço.

Devido ao fato de os sistemas de irrigação por aspersão precisarem de uma fonte de água a uma pressão relativamente alta, há uma grande variedade quanto à complexidade e ao custo – tudo depende da quantidade de terreno que você precisa cobrir.

Microaspersão-Trata-se de um sistema de irrigação localizada onde a água é aspergida através de microaspersores (miniaturas de aspersores) próximo ao sistema radicular das plantas.

Trata-se de um sistema de irrigação localizada onde a água é aspergida através de microaspersores (miniaturas de aspersores) próximo ao sistema radicular das plantas. É largamente utilizado em fruticultura, irrigação em casas de vegetação, jardins etc. Se adapta a diversas culturas e a qualquer tipo de condições topográficas.Vantagens!

a.  Proporciona maior produtividade; 
b.  Maior eficiência no controle fitossanitário; 
c.  Proporciona economia de mão de obra; 
d.  Proporciona economia de água e energia; 
e.  Permite a fertirrigação.

© Isra Terra - 2014. Todos os direitos reservados. Produzido por Thiago SA